Páginas

Bem-vindos

Ano letivo 2016/2017
Professoras Ângela Brito e Carla Pascoal

Ano letivo 2015-2016
Professoras Ana Raquel Ferreira (de atestado a partir de 05/03/2016), Ângela Brito ( de atestado até 17/12/2015) e Filipa Gonçalves

Ano letivo 2014-2015
Professoras Ana Raquel Ferreira e Susana Raquel Marques

Ano letivo 2012/2013 - 2013/2014

Professoras Gabriela Capelas e Ana Raquel Ferreira

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A formiga - Curiosidades

Agora que já tiveram oportunidade de ver/ler a história da cigarra e da formiga, vamos descobrir algumas curiosidades sobre a tão trabalhadora formiga!





As formigas são insetos que vivem em sociedade e dentro de um formigueiro existem vários tipos com tarefas e  funções específicas.

As formigas rainha, têm asas, põem os ovos e podem durar até 18 anos. 

As formigas macho também têm asas, embora mais pequenas que as da rainha e o seu tamanho também um pouco menor. Só aparecem quando é necessário fecundar uma nova rainha, fecundação esta que ocorre durante o voo nupcial, e morrem pouco tempo após a mesma, pois deixam de estar autorizados a entrar no formigueiro e sozinhos nao sobrevivem muito tempo.

As formigas operário são as mais pequenas e têm como tarefas manter o formigueiro limpo, procurar e trazer comida, entre outras. Podem viver até 9 meses.





Na elaboração do nosso painel, relacionada com a história da cigarra e da formiga, procuramos ensinar aos alunos um bocado mais sobre a formiga.



As formigas pertencem à classe dos insetos e dentro dessa classe são o grupo mais numeroso e vivem em todas as regiões do planeta exceto nas regiões polares.

O formigueiro é a casa das formigas e a colónia é o nome que se dá a toda a sua organização social.
Elas sentem o cheiro da comida através das antenas, alimentam-se especialmente de sementes e restos de vegetais embora comam qualquer coisa, sendo por isso omnívoras.

Podem pegar em alimentos que têm até 10 vezes o seu peso. Para teres uma ideia, se o leão tivesse a força de uma formiga, podia carregar com um elefante!

Esperamos que também tu tenhas gostado de saber um pouco mais sobre estes pequenos animais.