Páginas

Bem-vindos

Ano letivo 2016/2017
Professoras Ângela Brito e Carla Pascoal

Ano letivo 2015-2016
Professoras Ana Raquel Ferreira (de atestado a partir de 05/03/2016), Ângela Brito ( de atestado até 17/12/2015) e Filipa Gonçalves

Ano letivo 2014-2015
Professoras Ana Raquel Ferreira e Susana Raquel Marques

Ano letivo 2012/2013 - 2013/2014

Professoras Gabriela Capelas e Ana Raquel Ferreira

domingo, 3 de novembro de 2013

Pão por Deus - etapa 1

Vamos ficar a conhecer um pouco mais sobre o Pão por Deus?
Em Portugal no dia 1 de novembro as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão-por-Deus (ou o bolinho) de porta em porta. O dia de pão-por-deus, ou dia de todos os fiéis defuntos, era o dia em que se repartia muito pão cozido pelos pobres.
As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, nozes, tremoços ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas. Em algumas povoações da zona centro e estremadura chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’ ou ‘Dia do Bolinho’. Os bolinhos típicos são especialmente confecionados para este dia, sendo à base de farinha e erva doce com mel (noutros locais leva batata doce e abóbora) e frutos secos como passas e nozes.
Com o passar do tempo, o pão-por-deus sofreu algumas alterações, os meninos que batem de porta em porta podem receber dinheiro, rebuçados ou chocolates. 

Fonte: Wikipédia

Para celebrar o Pão por Deus, a EB1/JI José Garcês organizou-se de forma que as turmas recebessem visita e visitassem as turmas do jardim de infância e do 1º ciclo, trocando doces entre todos.
Como os meninos da sala da Unidade iriam receber doces, também quisemos dar algo em troca...algo em grande! O que será que eles fizeram para oferecer?


Fizeram uns doces maravilhosos



















para oferecer a cada uma das 4 turmas do Jardim de Infância da escola que foram às salas dos alunos do 1º ciclo, cantar duas canções e receber doçuras. Foi uma alegria ver a surpresa de todos, perante tão portentosa e apelativa doçaria!
 

Foi um dia muito bem passado...