Páginas

Bem-vindos

Ano letivo 2016/2017
Professoras Ângela Brito e Carla Pascoal

Ano letivo 2015-2016
Professoras Ana Raquel Ferreira (de atestado a partir de 05/03/2016), Ângela Brito ( de atestado até 17/12/2015) e Filipa Gonçalves

Ano letivo 2014-2015
Professoras Ana Raquel Ferreira e Susana Raquel Marques

Ano letivo 2012/2013 - 2013/2014

Professoras Gabriela Capelas e Ana Raquel Ferreira

terça-feira, 7 de abril de 2015

Regresso às aulas

Hoje regressamos às aulas e demos as boas vindas ao terceiro período da melhor maneira!!

Acompanhamos a turma da professora Edite numa visita de estudo ao castelo de S. Jorge, onde aprendemos muitas coisas, apreciamos paisagens magníficas e vimos belíssimos pavões...

Acompanhem-nos na nossa viagem!




O castelo foi construído pelos muçulmanos em meados do século XI e era o último reduto de defesa para as elites que viviam na cidadela.


Após a conquista de Lisboa, em 25 de Outubro de 1147, por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, até ao início do século XVI, o Castelo de S. Jorge conheceu o seu período áureo enquanto espaço cortesão. Os antigos edifícios de época islâmica foram adaptados e ampliados para acolher o Rei, a Corte, o Bispo e instalar o arquivo real numa das torres do castelo. Transformado em paço real pelos reis de Portugal no século XIII, o Castelo de S. Jorge foi o local escolhido para se receberem personagens ilustres nacionais e estrangeiras, para se realizarem festas e aclamarem-se Reis ao longo dos séculos XIV, XV e XVI.

Com a integração de Portugal na Coroa de Espanha, em 1580, o Castelo de S. Jorge adquire um carácter funcional mais militar, que se manterá até ao início do século XX. Os espaços são reconvertidos, outros novos surgem. Mas, é sobretudo após o terramoto de Lisboa de 1755 que se dita uma renovação mais substantiva com o aparecimento de muitas construções novas que vão escondendo as ruínas mais antigas. No século XIX, toda a área do monumento nacional está ocupada por quartéis.

Com as grandes obras de restauro de 1938-40, redescobre-se o castelo e os vestígios do antigo paço real. No meio das demolições então levadas a cabo, as antigas construções são resgatadas. O castelo readquire a sua imponência de outrora e é devolvido ao usufruto dos cidadãos.

Já no final do século XX, as investigações arqueológicas promovidas em várias zonas contribuíram, de forma singular, para constatar a antiguidade da ocupação no topo da colina e confirmar o inestimável valor histórico que fundamentou a classificação do Castelo de S. Jorge como Monumento Nacional, por Decreto Régio de 1910.

Os testemunhos dessas vivências do passado são, agora, dados a conhecer na Exposição Permanente e visitáveis no Sítio Arqueológico.

                                                          (informações recolhidas de http://castelodesaojorge.pt/historia/ )




Aqui estamos nós a subir em direção ao castelo! Um pouco de ginástica matinal só faz bem...




Na entrada passamos por uma imponente torre que nos deu as boas vindas.




Antes da visita estivemos a lanchar e a conviver um pouco. Aproveitamos para descansar pois a subida ao castelo cansou-nos um bocadito.


Depois fomos ver os arredores da cidade de Lisboa e todo o movimento que em torno dela gira.


Tiramos umas fotos para recordar...





Somos muito fotogénicos!




Vimos os canhões que serviam para proteger de invasões. Eles são feitos de ferro e são mesmo muito antigos e resistentes...aguentaram bem connosco!


Daqui conseguimos ver a ponte 25 de Abril e imensos edifícios e pontos históricos da cidade...


Um momento alto da nossa visita foi a corte de um pavão a uma possível pretendente...foi um espetáculo digno de ser visto...e adivinhem lá que havia outro pavão com ciúmes!!! Sabem onde?


Em cima de uma árvore! Dá para acreditar?


Os pavões gostam de se pavonear e nós gostamos de os ver por lá a passear...




Tiramos uma foto de grupo com uns belos sorrisos que davam bem a entender a alegria que reinava entre nós.




Também tiramos uma foto só do grupinho da sala da Unidade..a começar pela esquerda temos: A assistente Bela e as docentes Susana e Ana. Sentados no banco estão a Beatriz, a Tânia, o Jesualdo e o Eliseu. Infelizmente o Francisco não conseguiu vir...



Já de saída do castelo, vimos um homem-estátua e tiramos uma fotografia com ele..estavamos bem protegidos!!!




Na descida para o autocarro fizemos uma breve paragem num miradouro e para nossa surpresa estavam dois grandes paquetes ancorados...por isso víamos tantos turistas!!!

Lisboa é uma cidade linda, pitoresca e muito movimentada...